sábado, 15 de junho de 2013
Teria coragem ? Só no Egito mesmo!!!
Os descendentes dos faraós possuem como qualidade agusada uma grande dignidade que, talvez, procede dos tempos de esplendor do antigo Egito e que tem permanecido inalterável como rasgo característico, ao longo dos séculos.
A dignidade mistura-se com outro rasgo fundamental, a humildade que aparece provavelmente, pelo sentido trágico que os egípcios têm da vida, quer dizer, que tudo depende da vontade divina.
Por ele, em todas partes e em qualquer momento se pode escutar expressões de tipo religioso como "é a vontade de Deus", "se Deus quer" e inclusive a típica saudação "salam aleikun" tem esse sentido pois o que deseja é que "a paz esteja contigo".
O povo do Egito é profundamente religioso e espiritual. O Islam é muito importante para eles e é imprescindível respeitar seus costumes para poder chegar a conhece-los. É aconselhável se vestir com calças ou saias longas e camisas ou camisetas com mangas, sobretudo ao visitar os lugares santos e as mesquitas (há que descalçar-se ao entrar).
Esta profunda religiosidade se percebe também claramente na família. Os núcleos familiares estão muito unidos e podem estar encabeçados pelos homens, pais, maridos, irmãos e filhos. As mulheres são também importantes na sociedade ainda que devido às leis islâmicas, permanecem em sua maioria na sombra.
As mais anciãs ordenam o grupo de mulheres de uma casa e são as que decidem, apesar de que as mulheres dos primogênitos também têm bastante poder.
Nos últimos tempos estas rígidas leis foram abrindo-se, sobretudo, nas grandes cidades e são cada vez mais as jovens que estudam e trabalham participando ativamente em todos os campos da sociedade. Porém, existem certos aspectos que não foram mudados, por exemplo, estão proibidas terminantemente as relações pre-matrimoniais pois as mulheres devem chegar virgens ao matrimônio.
Talvez por este motivo alguns egípcios consideram que as estrangeiras são muito mais acessíveis pelo que convém evitar provocações desnecessárias vestindo mini-saias e camisetas muito justas.
O matrimônio é um acontecimento social importante e os casamentos se celebram com todo o luxo e pompa possível. Se reúne toda a família e os amigos, se fecham ruas para que nelas tenham lugar o banquete, o baile, as danças populares, os espetáculos acrobáticos, etc. É costume que os noivos passem em carro pelas ruas do bairro em meio das felicitações de todo o mundo. Se tem oportunidade não deixe de assistir a uma celebração matrimonial.
As crianças são muito queridas no Egito. São criadas e amadas com generosidade pôr suas mães que podem ter um vínculo muito mais estreito com eles que com seus maridos. As famílias têm numerosos filhos devido a que os filhos são considerados uma bênção divina e a que o índice de mortalidade infantil é muito alto. Com respeito aos bebês são capazes de andar se lhes deixa uma grande liberdade, confiando plenamente na vontade divina.
Existe uma grande solidariedade entre as distintas comunidades, ajudando-se entre elas e defendendo-se contra as agressões externas. Os egípcios gozam de um excelente sentido de humor, lhes encanta contar piadas de qualquer tipo e fazer brincadeiras. Lhes animamos a que desfrute com paciência e bom humor da gente deste belo país.
Lembre-se que para alguns egípcios as fotografias podem trazer má sorte. Se deseja fazer uma instantânea, lhe aconselhamos solicitar permissão previamente.
Assinar:
Postagens (Atom)